sábado, 27 de março de 2010

Velocidade mínima.

Eu nem ia falar nada, mas o problema está se tornando frequente e me irritando além da conta.

Meu Velox é uma porcaria! Não sei se o problema ocorre com outras pessoas mas aqui em casa a conexão é bem ruim além de dar sempre um problema. Não sei o que acontece mas às vezes a velocidade simplesmente não anda! Num dia vou dormir e está tudo funcionando no outro a conexão parece morta mesmo com todos os equipamentos funcionando e todas as "luzinhas" acesas.
 
Mais chato do que isso tudo é pedir assistência e ter que ouvir atendentes que sabem tanto ou menos do que eu e que nunca saem do script, não ouvem o cliente e só ficam no blábláblá. Então agora eu tento resolver o problema reiniciando o modem, desligo e ligo de novo, sem tirar e pôr os cabos sei lá quantas vezes e esperar 30 segundos como todos os atendentes nos instruem. E se não funciona eu espero um pouco mais e faço a mesma coisa.
 
Uma única vez fui atendida por uma pessoa que estava disposta a me ajudar, que me ouviu e não seguia só o roteiro parecia mesmo que sabia do que estava falando. Então aí fica a dica liguem de noite e lá pelas 22h. Mas cansa né? Há meses nessa ladainha, pagando por um serviço mal feito, tendo uma assistência tão limitada e às vezes nenhuma como já aconteceu, cansa demais.

Então resolvi procurar por um serviço menos pior. Vi os preços dos planos oferecidos pela  Claro 3G e pra não fazer papel de idiota dei uma pesquisada sobre kbps, mbps, porque a Claro diz que independente do plano que eu escolher eu vou ter velocidade de 1Mbps. Achei estranho pois no meu modem diz que eu recebo 100,0Mbps então eu vou receber menos? E pera aí se minha velocidade (OI Velox) é de 600Kbps como eu recebo 100,0 Mbps? Kbps não é menos do que Mbps??? Pois é, papo de maluco e pesquisando na internet achei essa explicação:

KBPS = Abreviação de Kilobits per secont (Kilobits por segundo). Medida de velocidade de transferência de dados. Significa 1.000 bits por segundo.
MBPS = é a mesma definição, só que com taxa de transmissão de 10 milhões de bits por segundo.

BIT = Simplificação de Binary Digit em inglês. É a unidade de medida que representa um caractere de dados.Um bit é a menor unidade de armazenamento em um computador. Um conjunto de oito bits forma um byte.

  • Resumindo, é a quantidade de dados transmitidos pela internet que você está pagando. 1 Mbps vale mais do que 50 kbps.
  • Quando o computador mostra 100Mbps isso não é uma conexão real ou não é uma conexão de internet e sim de rede.

Achei ótimo! Eu queria o plano de 500 MB, eu pagaria R$ 69,90 beeeeeem menos do que pago por 600Kbps. Mas tem um porém! Caso eu passe de 500MB por mês eu vou pagar R$ 0,20 por cada mb excedente. Aí pesquisando mais um pouco achei que ao invés de me beneficiar eu poderia arrumar um problema maior:

Hoje com o avanço da internet, chegando a ter velocidades acima de 1000 Kbps entrou mais um termo. O Mbps. O Mbps como muitos podem imaginar equivale a 1000 Kbps.
Mas com uma internet acima de 1 Mbps fica difícil de sair da frente do PC, mas fica fácil estourar o limite de banda oferecido pelo provedor. Antes de começar a voar na internet verifique se existe algum limite de banda, se existir eu proponho que mude para um que não tenha limite de banda, pois as multas pagas por ter excedido esse limite são altas.

No fim cheguei a conclusão de que eu devo pesquisar mais e talvez pedir à Oi Velox um desconto ou quem sabe passar menos tempo na internet. Antes de terminar mais uma dica no RJNET Velocímetro você sabe a velocidade exata da sua conexão.

2 comentários:

  1. Menina, q absurdo! Pra cada mbps ulstrapassado, vc paga R$0,20. Parece que voltamos pra internet discada, q só poderíamos usar aos domingos o dia inteiro. Sempre tem uma pegadinha por trás. Qdo a esmola é demais...

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale dessa droga da internet da Claro... tipo eles naum te falam nd... soh dps q vc descobre sozinha e tem q ligar pra lá pedindo satisfação... a minha sorte é q eu tava fuxicando o site deles e descobri... + aki em ksa nunk ultrapassou (ainda bem!) e entro na net td dia.
    Ai q ódio! Falta tanto ainda pra acabar a fidelidade!

    ResponderExcluir